quarta-feira, 7 de julho de 2010

musica okinawana

Música de Okinawa

A música de Okinawa pode ser dividida em, praticamente, dois grandes grupos: Min’you e Koten.
O Koten era a música clássica tocada antigamente nas nobres cortes de Ryukyu, se caracteriza por ser extremamente lenta e com vocais muito difíceis. Esse tipo de música é de grande complexidade e requer perseverança para que o intérprete execute uma peça com perfeição.
O Min’you é a música popular e, conta à história, que o min’you okinawano é uma compilação de contos do omoro-soushi, o mais antigo documento sobre história e mitologia okinawana. A história do min’you está intimamente ligada à lenda do surgimento do Sanshin (instrumento de três cordas muito popular em Okinawa), que conta sobre um certo gênio, chamado Akainko, descendente de uma das 36 famílias provenientes de Fuzhou, na China, que imigraram para Ryukyu. Esse gênio teria inventado um instrumento de três cordas feito de couro de cobra. Deu-lhe o nome de Sanshin, que significa “três linhas”, e percorreu toda a ilha tocando seu instrumento e cantando os contos do Omoro-soushi.
Os dois tipos de música exigem a presença do sanshin. No caso do Min’you, há o estilo Eisaa, que conta também com o taikô okinawano – tambor típico de Okinawa.
Em Okinawa, o Eisaa é um festival tradicional de três dias de duração equivalente ao O-Bon japonês. É realizado no mês de Agosto e acredita-se que, nesse período de festa, os espíritos dos mortos vêm visitar os familiares. O taikô é tocado no início e no final, para receber e despedir-se dos espíritos visitantes. As músicas tocadas nesse festival são todas min’you, mas no estilo tradicional Eisaa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário